Resumão da Semana #02

Olá, seja muito bem-vindo ao Biotec em Pauta! Este é o seu Resumão da Semana, a síntese das principais notícias em Ciência para você ficar bem informado em pouco tempo.


Por que os neandertais eram cabeçudos?

Os homens de Neanderthal apresentavam um crânio de tamanho avantajado. Por muito tempo, acreditou-se que isso se dava pelo alto consumo de carne, mas cientistas de Harvard mostraram que estes ancestrais já comiam carboidratos, nozes e alimentos cozidos há pelo menos 100 mil anos atrás. Os resultados foram obtidos pelo estudo de bactérias fossilizadas em dentes de Neanderthais encontrados na Pešturina Cave, na Sérvia.

Saiba mais:

Notícia da Revista Science: Neanderthals carb loaded, helping grow their big brains


A China chegou em Marte!

A primeira rover chinesa acaba de aterrissar no Planeta Vermelho. A nave Tianwen-1 chegou a Marte para uma missão de dez meses. É mais um passo da expansão espacial chinesa. Agora a China é apenas o terceiro país a ter um veículo no Planeta - os outros dois são Rússia e Estados Unidos.

Saiba mais:

Notícia na Revista Nature: China has landed its first rover on Mars — here’s what happens next


Cocô pré-histórico mostra bactérias extintas?

Coprólitos são fezes antigas preservadas por fossilização ou dessecação. E estes curiosos artefatos paleontológicos têm apresentado achados cada vez mais interessantes. Pesquisadores de Utah encontraram antigas comunidade de bactérias em coprólitos que não batem com nenhuma espécie conhecida hoje em dia. Os dados sugerem que estas bactérias foram extintas milhares de anos atrás e podem ajudar a entender como a microbiota intestinal coevoluiu com os humanos ao longo do tempo.

Saiba mais: 

Notícia sobre o artigo: Ancient poop reveals extinction in gut bacteria

Entenda mais sobre coprólitos: Coprólitos: São uma das relíquias menos atraentes dos humanos?


Nuggets de laboratório em jantares finos

Carne feita em laboratório não é uma novidade, porém sempre houve a desconfiança com o sabor que esta carne teria. Pois isso agora parece estar ficando no passado. Os órgãos regulatórios de Cingapura aprovaram a comercialização de frango cultivado in vitro. O frango será produzido em biorreatores e não precisará sacrificar animais para a sua produção, uma vez que ele se origina de culturas de células. A empresa Eat Just já tem sua fórmula própria mirando esse mercado,  com 70% de carne feita em laboratório e 30% com plantas e temperos. Uma nova fase no consumo de carne está surgindo?

Saiba mais:

Artigo na revista Scientific America: Lab-Made Chicken Reaches Select Diners in Singapore

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A atual crise hídrica do Brasil

Ao infinito e além: a detecção de ondas gravitacionais

Inibidor do COVID-19: um novo tratamento para a doença