A atual crise hídrica do Brasil

Caro leitor, não é só você que está na seca, nosso país também está.

A atual crise hídrica no Brasil está grave a ponto de ser necessário o tratamento da água como segurança nacional.  Este ano, a seca na região centro-sul fez com que muitos reservatórios importantes atingissem menos de 20% de suas capacidades. Problemas como esse ocasionam aumento nos preços de produtos provenientes da agricultura e nos valores das contas de luz.

O motivo principal dessa crise envolve as mudanças climáticas acontecendo ao redor do mundo. O desmatamento indevido da Amazônia afeta essas mudanças localmente e globalmente. Tratando dentro do país, os fluxos atmosféricos causados pela transpiração das árvores da Amazônia influenciam muito na quantidade de chuvas que acontecem no decorrer do ano, principalmente na região mais central do Brasil. No que tange o externo, cerca de 20% de toda a água interior que fui para os oceanos é gerada no Brasil, tendo assim muita importância para o resto dos países de mesma forma.

É fato que a ausência de consciência ecológica das autoridades jurídicas prejudicou essa situação ainda mais, mas já sabemos que o governo não faz nada.

Afim de ‘’arrumar’’ a situação, muitos pontos foram levantados em forma de plano nacional para resolução da crise. Cerca de 95 cientistas brasileiros e internacionais da água e do clima estão apoiando esses pontos de resolução. Algumas dessas ideias envolvem o monitoramento da água subterrânea, uso de novas abordagens computacionais para determinar a disponibilidade de água, avaliações de risco de mudança de clima e vários outros.

Acredita-se que o Brasil tem o potencial para reverter essa crise, a comunidade de pesquisa terá de trabalhar com os governos para elaborar leis, políticas e investimentos em práticas ideais de prevenção e adaptação de uso da água.

Saiba mais:  

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ao infinito e além: a detecção de ondas gravitacionais

Inibidor do COVID-19: um novo tratamento para a doença