Resumão da Semana #03

Polio de volta, anúncios em sonhos e uma nova vacina contra a covid. Tudo isso e muito mais no Resumão da Semana do Biotec em Pauta, a síntese das principais notícias em Ciência para você ficar bem informado em pouco tempo. 


Uma pandemia global não foi suficiente para frear o desmatamento

Uma reportagem do jornal norte-americano The New York Times mostrou que, em 2020, o desmatamento em florestas tropicais (incluindo principalmente a Amazônia) cresceu 12% em comparação a 2019. Foram perdidos uma área floresta de 12 milhões de hectares em apenas um ano, uma área maior que o estado de Santa Catarina. Especialistas apontam que o prejuízo ambiental equivale à emissão de carbono de 570 milhões de carros em um ano.

Saiba mais:

Artigo completo no The New York Times 


A poliomelite está de volta ao Sudeste Asiático (e a culpa pode ser das redes sociais)

A polio é uma doença viral que ataca principalmente crianças até os cinco anos de idade.  O grande perigo da doença é a evolução dela até o sistema nervoso, causando paralisia, em alguns casos, irreversível. Talvez você nunca tenha ouvido falar dela porque foi vacinado quando criança sob o carinho do nosso lendário Zé Gotinha. A vacinação erradicou a doença do Brasil e de quase todos os países há vários anos, mas o temor pela sua volta é cada vez mais real. A prova disso é um aumento de novos casos em países do Sudeste Asiático como Malásia, Filipinas e Papua-Nova Guiné, além de Paquistão e Afeganistão, os dois últimos que sequer conseguiram erradicar a pólio anteriormente. Os motivos apontados por especialistas são dois: a presença militar em zonas de conflito (o que dificulta muito o trabalho de vacinação) e a desinformação espalhada por redes sociais. 

Saiba mais:

Reportagem completa na ABC News


Uma nova vacina para impulsionar a imunização contra a Covid-19

A vacina produzida pela empresa Novavax apresentou ótimos resultados na fase final de testes com voluntários nos Estados Unidos e no México. Trata-se de uma vacina de subunidade, que usa uma proteína do SARS-CoV-2, tecnologia diferente das vacinas COVID-19 autorizadas até o momento. Os testes mostraram 90,4% de eficácia geral contra infecções sintomáticas de COVID-19 e 100% de proteção contra doenças moderadas e graves, tendo também 93,2% de eficácia contra oito variantes virais de interesse e preocupação. A vacina se apresentou segura e bem tolerada pelos pacientes e pode ser uma nova arma na luta contra a pandemia.

Saiba mais:

Notícia da Revista Science


Pacientes sem movimento conseguem escrever (apenas imaginando a escrita)

Pesquisadores da Universidade de Stamford desenvolveram uma tecnologia que permite a pacientes com paralisia total do pescoço para baixo a gerarem uma escrita apenas imaginando a escrita à mão. O sistema é uma interface cérebro-computador que, através de eletrodos, permite que os pacientes escrevam até 90 caracteres por minuto, com uma precisão de 94%.

Saiba mais:

Reportagem no The Scientist

Artigo Original na Revista Nature


Anúncios nos seus sonhos???

Sim, você não leu errado. Esta semana, um grupo de 40 pesquisadores de sonhos recusou uma carta online, pedindo a regulamentação da manipulação comercial de sonhos. A manipulação de sonhos não é uma novidade, diversos artigos já mostraram que isso não só é possível como bastante viável. Prova disso é que você mesmo pode ter um sonho lúcido, é só dar uma pesquisadinha online. Mas até onde isso pode levar? Será que no futuro receberemos anúncios daquele famoso antivírus ou de alguma portuguesa dizendo "achas que tens o necessário"? 

Saiba mais:

Reportagem da Revista Science

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A atual crise hídrica do Brasil

Ao infinito e além: a detecção de ondas gravitacionais

Inibidor do COVID-19: um novo tratamento para a doença