Covid-19 alterando o DNA de infectados, Água de Fukushima e mais - Resumão da Semana #01
Olá, seja muito bem-vindo ao Biotec em Pauta! Este é o seu Resumão da Semana, a síntese das principais notícias em Ciência para você ficar bem informado em pouco tempo.
A Covid-19 pode mexer no seu DNA?
Pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT) propuseram que uma condição rara em que pessoas curadas da Covid-19 podem apresentar teste positivo para o Sars-CoV-2 mesmo meses depois do final da doença. No trabalho, os cientistas argumentam que sequências do vírus podem ser incorporadas ao nosso genoma por uma enzima chamada transcriptase reversa que é encodada pelos elementos LINE-1. É importante frisar que uma boa parcela do DNA humano é de fato de origem viral, oriunda de milhões de anos de evolução. Da mesma forma, essa alteração pela Covid-19 parece ser uma condição rara e que não causa nenhum problema de saúde a mais.
Saiba mais:
Link para a notícia completa, no site da Revista Science: Further evidence supports controversial claim that SARS-CoV-2 genes can integrate with human DNA
Ouça nosso programa sobre boas notícias sobre a Covid-19: Episódio #04 - O Mundo é Maior que a Cloroquina (Boas Notícias Sobre o Novo Coronavírus)
Cura para o Alzheimer?
O principal sintoma estrutural do mal de Alzheimer é o acúmulo de placas do peptídeo beta-amiloide no cérebro. O Donanemab é um anticorpo produzido em camundongos que mostrou eficientes avanços para a prevenção da formação destas placas. Um estudo assinado por pesquisadores da Indiana University School of Medicine e da Brown University mostra os testes com este anticorpo em fase 2. Os resultados foram animadores para prevenção e tratamento da doença em fase inicial, mas não mostrou melhora significativa em pacientes em estágios mais elevados.
Saiba mais:
Artigo completo na Revista The New England Journal of Medicine: Donanemab in Early Alzheimer’s Disease
Mais detalhes sobre o Donanemab e o Mal de Alzheimer: ALZFORUM - Donanemab
Onde jogar a água de Fukushima?
O governo japonês decidiu descartar no mar a água de rejeito da usina de Fukushima. Trata-se da água que era utilizada para resfriar os reatores nucleares na usina palco do desastre de março de 2011. Países vizinhos como China e Coreia do Sul demonstraram preocupação com a situação alegando risco de contaminações, mas cientistas japoneses garantem que a radiação presente na água é mínima e não representa riscos nem às pessoas nem à vida marinha.
Saiba mais:
Notícia da Revista Nature: Scientists OK plan to release one million tonnes of waste water from Fukushima
Onde caiu o foguete chinês?
A apreensão destroços do foguete chinês Longa Marcha 5B, que estava em queda livre nos últimos dias e que gerou muita discussão sobre a possibilidade de cair em território brasileiro chegou ao fim. Os destroços caíram no Oceano Índico, próximo às Ilhas Maldivas de acordo com autoridades locais e da China. A princípio, nenhum dano foi reportado.
Saiba mais:
Notícia na BBC Brasil: Como foi a reentrada de foguete chinês descontrolado, que caiu no Oceano Índico
Notícia no G1: Destroços de foguete da China caem no Oceano Índico e Nasa critica: 'não cumpre padrões responsáveis'
Por hoje é só. Ouçam nossos novos episódios np YouTube ou na sua plataforma de streaming preferida. Até semana que vem.
Comentários
Postar um comentário