Um nova matéria escura, frutos do mar para salvar o mundo e a Covid no meio da pobreza

    Olá, seja muito bem-vindo a mais um resumão do Biotec em Pauta. Hoje tem três notícias quentinhas sobre o mundo da ciência pra te deixar bem informado rapidinho.


Um novo tipo de energia escura pode resolver o mistério sobre a expansão do Universo

    Cosmologistas que conduzem pesquisas no Deserto do Atacama, no Chile, publicaram dois preprints independentes sobre dados coletados entre 2013 e 2016 que indicam traços de algo que eles chamaram de "matéria escura jovem". Se os achados dos trabalhos forem confirmados, pode-se tratar de uma substância que pode ter sido responsável pela aceleração na expansão do Universo e ter existido nos primeiros 300 mil anos após o Big Bang.

Saiba mais: New type of dark energy could solve Universe expansion mystery


Frutos do mar como alternativa a uma dieta mais sustentável?

    Pesquisadores da Universidade de Washington, DC, publicaram esta semana um artigo em que defendem que o consumo de peixes e outros alimentos de origem aquática apresentam uma ótima oportunidade de alimento com menos impactos ambientais. A pesquisa analisou fatores como gasto de água, emissão de gases causadores do efeito estufa e fatores de estresse ao solo. Os resultados mostram que a produção de frutos do mar é menos nociva ao ambiente do que a produção de mamíferos em terra, por exemplo. Os cultivos de bivalves (como ostras e mexilhões) e o de algas foram considerados os menos nocivos entre todos os grupos testados. Seria uma alternativa mais viável contra a fome no mundo?

Saiba mais: Environmental performance of blue foods


Covid no terceiro mundo: o drama dos países pobres e sem doses disponíveis

    Apesar dos esforços mundiais para vacinação contra a pandemia de Covid-19, companhias farmacêuticas e países mais desenvolvidos (e vacinados) ainda enfrentam o problema da baixa vacinação em países mais pobres. É o que defende um artigo publicado na Revista Nature nesta semana. É importante salientar que a vacinação nestes países não só é fundamental para aqueles países como também para a saúde global, uma vez que países neste estado podem ser incubadoras de novas variantes a serem disperas pelo mundo, causando novas ondas de infecção. 

Saiba mais: The fight to manufacture COVID vaccines in lower-income countries



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A atual crise hídrica do Brasil

Ao infinito e além: a detecção de ondas gravitacionais

Inibidor do COVID-19: um novo tratamento para a doença