É o Oscar da Ciência: conheça os ganhadores do Prêmio Nobel 2021

     Saiu!!! Sabemos os vencedores do prêmio Nobel, conhecido internamente no BeP como "Oscar da Ciência" (não julga, se o UFC são os "gladiadores do terceiro milênio", o Oscar da Ciência também vale, tá?), completou na última quarta-feira dia 06 de outubro de 2021 a divulgação dos vencedores nas áreas científicas. No momento em que este post é escrito, ainda não se sabem os vencedores dos prêmios de Literatura, Paz e Economia, mas isso é outra história. Os vencedores em cada categoria ganham 10 milhões de coroas suecas, o equivalente a 6,3 milhões de reais (algo suficiente pra comprar um Celta 2012). Vem com a gente descobrir o tanto de coisa incrível que a ciência vem demonstrando ao redor do mundo e depois nos conta o que você faria com um prêmio desses:


Nobel de Medicina - ai, ta gelado!

    O prêmio de medicina foi dividido por um cientista estadunidense e um libanês: David Julius e Ardem Patapoutian faturaram a láurea “por suas descobertas de receptores à temperatura e ao toque”. O trabalho deles tem dado origem a várias linhas de pesquisa promissoras, uma vez que seus achados são importantes para diversos processos corporais, como a reação a diferentes tipos de dor, aspectos da respiração e o controle da pressão arterial. Além disso, as pesquisas podem levar ao surgimento de novos medicamentos, em especial para a dor crônica, condição cujo tratamento ainda é um desafio para a medicina. 

Saiba mais:

Nobel de Medicina vai para descobertas que podem melhorar controle da dor

David Julius e Ardem Patapoutian ganham o Nobel de Medicina de 2021


Nobel de Física - buracos negros, mas não os que a quinta série está pensando

    Dizem que a primeira vez que a esposa de Albert Einstein viu ele pelado ela disse "nossa, que físico!". E tão velha quanto essa piada é o interesse da física por estas coisas absolutamente enigmáticas chamadas de buracos negros (spoilers: eles não são buracos, eu vi no TikTok). Pois os vencedores deste ano foram laureados justamente por suas contribuições para esse tema.

    Metade do prêmio foi para o britânico Roger Penrose, "por demonstrar que a formação de um buraco negro é uma previsão sólida da teoria da relatividade geral" e a outra metade foi dividida entre o cientista alemão Reinhard Genzel e a astrônoma estadunidense Andrea Ghez pela descoberta de um "objeto compacto e extremamente pesado no centro de nossa galáxia". É apenas o quarto Nobel de Física dado a uma mulher em mais de 100 anos de prêmio.

Saiba mais:

Nobel de Física 2020 premia três cientistas por descobertas sobre buracos negros


Nobel de Química - quando as moléculas são feitas pela Gucci

    Reações químicas elegantes. Sim, esta é a definição que está se dando ao motivo dos laureados Benjamin List e David MacMillan. O alemão List e o britânico MacMillan desenvolveram uma técnica chamada organocatálise assimétrica, amplamente usada hoje para a produção de drogas e outros produtos químicos. O processo depende de pequenas moléculas orgânicas, em vez de grandes enzimas biológicas ou compostos baseados em metais pesados. Isso o torna uma opção mais barata e ecologicamente correta para algumas reações List e MacMillan desenvolveram separadamente alguns dos primeiros organocatalisadores e mostraram que eles podem conduzir a catálise assimétrica, onde uma reação produz mais da versão L de uma molécula do que o um D, por exemplo. Isso é importante em campos como a medicina, onde as duas conformações de uma molécula podem produzir efeitos biológicos muito diferentes.

Saiba mais: 

‘Elegant’ catalysts that tell left from right scoop chemistry Nobel

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A atual crise hídrica do Brasil

Ao infinito e além: a detecção de ondas gravitacionais

Inibidor do COVID-19: um novo tratamento para a doença